terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mais um motivo


 Caros Amigos!
        
         Lhes confesso que fiquei muito orgulhoso, não por uma questão de vaidade, e sim por saber que aos poucos a vida vai mostrando o verdadeiro sentido de tudo que diz respeito ao pouco que fazemos sem querer nada mais do que cumprir a missão neste plano com o máximo de dignidade; bem por isso resolvi postar no blog uma crônica escrita pela acadêmica de comunicação social: Jornalismo (UNIFRA) Lidiana Betega, que me presenteou com suas palavras visivelmente sinceras, como todos podem conferir logo abaixo da foto que postei para dar imagem á crônica.

Fica aqui o registro da minha gratidão, e digo a Lidiana que este é mais um motivo pra que eu siga sempre do meu jeito, de cabeça baixa, cuidando o caminho, pois, penso ser melhor abaixar os olhos e elevar a alma.

     Mil Gracias Lidiana!! Que DEUS te abençõe sempre!
       
                                                        
                                          Zeca Alves e Família.

                    Crônica do homem campeiro

Cada homem do campo carrega no peito um troféu de guerra, daquele que venceu na vida, e que sabe que percorreu lonjuras pra chegar onde chegou, acima de tudo, sabe que seguiu o caminho do bem e encontrou a paz que precisava em coisas muitas vezes não valorizadas pelos demais, como a família, os amigos, um rancho simples e um mate amargo.
Na família esse homem encontra o escudo do amor, pois na sua patroa ele tem toda a segurança e carinho que precisa pra seguir em frente, e nos passitos ainda curtos de seu piá, ele percebe a semelhança que se passa de pai pra filho e com orgulho lhe dá conselhos de quem sabe o que diz. Nos amigos, ele tem parceiros de valia para as peleias da vida, e aprende a reconhecer que não tem preço ter amigos com lealdade no coração.
No rancho simples, o homem do campo entende que não precisa de muito pra viver, pois é no seu ranchito que ele tem o sossego que só a campanha lhe oferece, e olhando da sua janela, ele enxerga a pintura que Deus lhe deu, percebendo a beleza que o campo tem. 
No mate amargo que ceva de tardezita, esse homem desvenda sua essência, proseia com suas inquietudes, e em um momento sensitivo, tem a certeza que nunca estará sozinho, assim, nessa paz que se fez morada ele compõe versos de fundamento, que retratam a rotina do verdadeiro homem do campo, revelando seus sonhos madrugueiros, e colocando no papel a sua vida pura e simples.
A escuridão ainda nem se foi e ele já encilha seu cavalo, seu velho e bueno amigo, e lá se vai com o coração na espora, percorrendo mais um dia de lida e a manhãzita se espicha nas patas de seu cavalo. O campo se torna pequeno para os anseios desse homem, que possui uma sensibilidade singular, trazendo consigo a coragem de um campeiro, e que na garupa carrega tudo que precisa.
O cusco, também não abandona o homem do campo, lhe acompanha pelas volteadas do dia, e faz costado pra não deixar aquele potro matreiro se distanciar da tropilha. E é na vivência diária que esse homem percorre a faculdade da vida, e em suas veias correm um sangue de valor e sabedoria.
O sol devagarzito se amansa e num assobio compassado, o campeiro desencilha seu parceiro, e ao longe avista seu guri que vem em sua direção pra contar todo faceiro como foi seu dia, e nos braços do pai, o piá se olha no espelho. É nesta hora, quando tudo silencia, que o homem escuta a voz da plenitude, pois só no campo ele semeia a paz tão sonhada, e nos olhos sinceros de seu cavalo crioulo ele enxerga que essa foi a vida que ele sempre quis.


Dedico essas palavras a todos os homens do campo, que com lealdade galopam seus dias, mas especialmente a Zeca Alves, um artista de mão cheia que conquistou um público fiel e que reconhece todo seu talento, público este, que lhe deu o prêmio de melhor compositor na 29ª Gauderiada da Canção Gaúcha de 2011, com a letra de “Alguém mateia comigo”, na qual busquei inspiração para escrever esta crônica.  Um abraço.  Lidiana Betega, Cacequi RS.







Um comentário:

  1. Lindas palavras da Lidiana e merecidamente oferecidas a ti Zeca. Um grande beijo nesta familia que eu adoro e um abraço daqueles que só o Candoca sabe dar. Hasta siempre.

    ResponderExcluir