segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ROMANCE DO ANDARILHO - Primeira passagem



                                                 1º  Capítulo


     Num fim de tarde como outro qualquer lá pra os lados da fronteira, um andarilho destes que andam pelo mundo surgiu como vindo do nada e se achegou pedindo pousada em frente á estância; falou em tom de voz baixo com quem o recebeu num “saludo” e “buenas tardes”...  Com humildade nos olhos pediu licença, passando confiança a quem por fim lhe concebeu um canto pra descansar; na estampa surrada, bem parecia que vinha pela vida provando de tudo que o mundo lhe ofertou em forma de expiação; trazia os pés mais cansados de andar caminhos pelos corredores do pago; o pouco que lhe sobrava era uma benção, por isso erguia os olhos pro céu num gesto de gratidão; pois, pra quem não tem rumo certo qualquer canto é um abrigo, e por pouco que pareça aos olhos dos outros, um mate e um prato de “bóia” se tornam fartura, mesmo que a incerteza do amanhã insista em fazer costado. E foi pelo tempo que o andarilho acabou ficando conhecido pelo rincão onde um dia surgiu.
     Resultou que, de um galpão para o outro, aos poucos foi conquistando seu espaço, um catre para o descanso, a banca ao redor do fogo, a cuia, a bomba pra um mate “bueno”, enfim; sempre muito respeitoso, jamais alguém viu o andarilho sequer escutando ou se metendo em assuntos que não lhe diziam respeito, aliás, um cristão que além de humilde, raramente dizia alguma coisa; tinha por gosto o costume de ver, ouvir e observar tudo á sua volta para que assim pudesse ver melhor a si mesmo.Pra quem olhasse de jeito, bem parecia um monge, exilado em seu próprio interior. Mas afinal, o que levara um ser de tão boa paz a viver de tal maneira? Alguma desilusão? Um descaminho? Quem sabe o destino insistente lhe pondo a prova dia após dia...   

2 comentários:

  1. Parabéns! pela iniciativa, fico muito feliz que está saindo como tu imagino. Me orgulho muito de ti, do teu trabalho. Que este seja o primeiro de muitos projetos. Te amo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Zeca pelo excelente trabalho do CD (De Fundamento) e por mais essa iniciativa de criar um e-book (Romance do Andarilho).
    Aproveitando a oportunidade quero também parabenizar um grande amigo que está colaborando com esse trabalho através de seus desenhos que é o Alexandre Correa.
    Parabéns a todos vocês e sucesso na divulgação desse ótimo trabalho.
    Abraço.

    Chico Damilano

    ResponderExcluir